Contar historia é uma prática milenar e, para quem conta, será sempre um exercício de renovação da vida, um encontro com a possibilidade, com o imaginário e o desafio de, em todo tempo e em todas as circunstâncias, ter a ilusão do final feliz.

“Os homens não vivem para sempre, mas graças ao encantamento a historia nunca morrerá, pois sempre haverá alguém que saiba contar, fazendo com que o amor renasça e se perpetue.”

O Caldeirão de histórias apresenta uma coletânea de historias infantis, sempre deixando uma mensagem de amor, alegria, amizade mostrando as virtudes que fazem parte da formação do caráter de uma criança para um bom crescer.

Augusta Schimidt

H 6


A cadeia alimentar
Augusta Schimidt


Era uma vez uma linda jabuticabeira que vivia a margem de um grande e caudaloso rio.
Todos os dias, a frondosa árvore ao amanhecer conversava com o sol e agradecia a ele pela luz e calor que recebia, permitindo assim que pudesse produzir seus deliciosos frutos. Da mesma forma, conversava também com o rio, agradecendo pela água que banhava e refrescava sua raiz.
Devido à umidade do chão e a luz do sol, a jabuticabeira florescia e dava frutos sem cessar.
Durante a florada, a jabuticabeira recebia a visita de inúmeras abelhinhas que se deliciavam com seu doce sabor e orgulhosas produziam o melhor mel da região. Na época das frutas, era a vez dos sabiás, beija-flores,mamangavas e marimbondos se alimentarem. Saciavam sua fome e depois agradeciam a Deus por aquela bela jabuticabeira existir.
Os peixinhos que moravam no rio, também agradeciam à árvore por permitir que se alimentassem das folhas que boiavam sobre as águas do rio.
Certo dia, um jacaré, sentindo muita fome, entrou no rio a procura de alimento e encontrando o peixinho que comia as folhas da jabuticabeira, deu um belo bote e o comeu. Feliz e satisfeito agradeceu ao rio por permitir que se alimentasse e foi descansar.
Cansado de tanto nadar, com fome e procurando um lugar para repousar, apareceu um sapo gordo também querendo se alimentar. De repente, bem à sua frente, pulou um gafanhoto de barriga cheia das folhas da jabuticabeira. O sapo comeu o gafanhoto e satisfeito com o alimento pensava em ir embora quando do tronco da bela árvore desceu uma cobra a procura de alimento. Comeu o sapo e agradeceu a Deus por ter tido a oportunidade de se fartar. Rastejando tranqüila e bem alimentada,a cobra seguia seu caminho quando de repente apareceu a sua frente um gavião. Estava ele também a procura de uma refeição. Agradeceu a Deus por ter encontrado a cobra, que já havia se alimentado do sapo e matou a sua fome com satisfação.
Anoiteceu e chegou a vez dos animais noturnos saírem em busca de alimentos.
E tudo aconteceu quando um gato do mato bebia a água do rio. Veio uma onça pintada que comeu o gato do mato que bebia a água do rio que umedecia a jabuticabeira, que alimentava os sabias, beija-flores, mamangavas e marimbondos.
... E o milagre da vida continuou a acontecer...
Os seres vivos nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Para sobreviver e crescer precisam de outros seres vivos que lhes forneçam energia.
Esse ciclo onde um ser vivo serve de alimento ao outro é a cadeia alimentar e este é o verdadeiro milagre da vida.




Ana Alice

Ana Alice

Beto

Beto

Cacau

Cacau

Duda Dengoso

Duda Dengoso

Eliseu

Eliseu

Fafá

Fafá

Geraldo

Geraldo

Hana

Hana

Inara

Inara

João de Barro

João de Barro

Katita

Katita

Leo e Lia

Leo e Lia

Moisés

Moisés

Naná

Naná

Ofélia

Ofélia

Pedrito

Pedrito

Queirós

Queirós

Ramon

Ramon

Sarita

Sarita

Tati

Tati

Ubaldo

Ubaldo

Violeta

Violeta

Walquiria e Walter

Walquiria e Walter

Xavier

Xavier

Yago

Yago

Zuleica

Zuleica